Bem-vindos ao Repositório de Receitas de Culinária"Delícias Doces"!

O Repositório "Delícias Doces" chegou para dar mais sabor à sua vida. O receituário aqui compilado é fruto de séculos de aperfeiçoamento de receitas familiares e tradicionais. Estamos certos que esta base de conhecimentos irá adicionar requinte e qualidade à sua mesa.

O sucesso de cada um advém da alta qualidade, higiene e profissionalismo da sua intervenção e das matérias-primas que vier a utilizar. O sorriso e a expressão de deleite dos nossos seguidores e admiradores são as nossas maiores e melhores recompensas. A satisfação dos nossos amigos incentiva-nos a continuar a inovar.

Venha saber mais sobre as sugestões que fazemos e as opções que temos à sua disposição neste novo Blogue.

Conventuais





GARGANTAS DE FREIRA


Ingredientes:

1 dl de água,
1 folha de hóstia (obreia),
1 chávena de fios de ovos,
200 grs de açúcar.

Preparação:

Corte a hóstia em nove retângulos. Com os fios de ovos, faça 9 charutinhos com o comprimento dos retângulos de obreia.

Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver até fazer ponto de pérola. Passe os charutos de fios de ovos pela calda de açúcar e escorra-os.

Coloque cada charuto de fios de ovos sobre cada retângulo de obreia e enrole em forma de charuto, formando, assim, este maravilhoso doce conventual.

Bom Apetite!









CELESTES DE SANTA CLARA (SANTARÉM)



Ingredientes:

2 dl de água
24 gemas + 2 claras,
250 grs de amêndoa,
500 grs de açúcar pilé,
rodelas e tiras de obreia (hóstia).

Preparação:

Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver até fazer ponto de fio. Junte as amêndoas pisadas e deixe cozer.

Bata as gemas com as claras. Retire o preparado do lume, deixe arrefecer um pouco e adicione-lhe as gemas batidas. Misture bem e leve novamente a lume brando, mexendo sempre até que a mistura engrosse e se solte das paredes do tacho. Deite, então, o preparado num recipiente e deixe-o esfriar e endurecer.

Forme montinhos com a massa e coloque-os sobre os círculos de hóstia, rodeando-os com tiras recortadas, e leve ao forno até que as pontas estejam tostadas.

Bom Apetite!










TOUCINHO DO CÉU 
   
Ingredientes ( 8 Pessoas ):
300 grs. Açúcar,
150 grs. Miolo amêndoa moida s/pele,
12 Gemas,
1 Clara,
1 dl. Água,
q.b Açúcar em pó,
q.b Miolo de amêndoa s/pele para decoração.

Preparação:
Coloca-se num tacho ao lume o açúcar, a água e deixa-se ferver. Junta-se o miolo amêndoa moida e deixa-se ferver p/mais 5 minutos mexendo de vez em quando. Retira-se do lume e deixa-se amornar.
Acrescenta-se as gemas batidas e leva-se novamente ao lume, mexendo sempre até a massa se soltar do fundo do tacho. Retira-se e adiciona-se a clara batida em castelo.
Verta numa forma de 23 cm. de diâmetro, untada com manteiga e farinha, leve ao forno a cozer 180º C, por 30 minutos. Sirva polvilhado com açúcar em pó e decorado com o miolo de amêndoa.

Bom Apetite!








GARGANTAS DE FREIRA 2

Pequeno Historial:

Francisco Muñoz Gomes (Paco), um espanhol que vivia em Lisboa, ao ir viver para a Covilhã, abriu a “Pastelaria Lisboa”, no início deste século. Então criou este doce, dizendo que era uma receita proveniente de um convento e daí o nome “Gargantas de Freira”. Este leva fios de ovos enrolados em capa de hóstia.

Receita:

Ingredientes:

1 folha de obreia (hóstia),
1 chávena de fios de ovos,
200 g de açúcar,
1 dl de água.

Preparação:

Corte a obreia em nove rectângulos. Com os fios de ovos faça 9 charutinhos com o comprimento dos rectângulos de obreia. Leve o açúcar ao lume com 1 dl de água e deixe ferver até fazer ponto de pérola. Passe os charutinhos de fios de ovos pela calda de açúcar e escorra.
Coloque cada charutinho de fios de ovos sobre cada rectângulo de obreia e enrole em forma de charuto.

Bom Apetite!
 

1 comentário: